PSA Mangualde: Suppliers Day, cerca de 40 fornecedores em jornada com a Direcção de compras da PSA

A reunião teve lugar nas instalações da PSA, Peugeot Citroen em Mangualde com a participação de mais de 40 representantes de empresas do sector automóvel em Portugal.

in AICEP, 26-01-2015

Estiveram presentes da Direcção de compras de PSA Peugeot Citroën, Jean Baptiste Formery, director de compras de equipamentos e componentes de veículos; Josselin Le Bouhris, responsável da parte de Interior e Segurança; Patrick Faitout,

Elementos de Compras Fechos e exteriores; e Gaspard de Monts, Responsável das compras de componentes para as fábricas Vigo, Mangualde e Villaverde.

Na primeira parte da jornada, interveio, o director geral Hamid Mezaib, a AFIA a AICEP, e Jean Baptiste Formery, Director de Compras e equipamentos veículos.

Seguiu-se uma visita à fábrica, e por fim realizou-se um “Market Place” onde as empresas tiveram a oportunidade de apresentar a sua actividade e os seus produtos mais inovadores à Direcção de compras PSA Peugeot Citroën.

No discurso aos participantes da reunião, o Director de Compras e equipamentos veículos Jean Baptiste Formery, explicou que para a PSA é “vital” ter os preços de fabricação no seu melhor nível em termos de competitividade, para o qual o Grupo está a trabalhar intensamente para melhorar a eficiência das suas fábricas, mas também ressaltou a importância dos custos de aquisição, lembrando que as compras podem representar até 80 por cento do custo de fabricação de um carro.

Para assegurar que as suas fábricas são fornecidas com o menor custo total para cada tipo de peça, com um bom compromisso entre os custos de produção e custos da logística, a PSA Peugeot Citroën estabeleceu como prioridade as seguintes zonas geográficas: Península Ibérica, Magrebe, Europa Oriental e Ásia.

Para o projeto de K9, Jean Baptiste Formery lembrou que o objectivo é chegar entre 80 e 95 por cento nas proximidades (Galiza, Espanha, Portugal e Marrocos).

Referindo-se às oportunidades de Portugal, Formery apontou as vantagens e os desafios a considerar. A proximidade com a fábrica de Vigo é uma vantagem. “Estamos convencidos que os senhores têm potencial para serem fornecedores das nossas fábrica da Península Ibérica”.

O Administrador Executivo da AICEP, Luís Castro Henriques, “ congratulou-se com este tipo de iniciativas, fundamentais para a nossa economia e reafirmou o papel da AICEP como parceiro fundamental para os investimentos, a criação de riqueza e emprego”.


Sobre a PSA Peugeot Citroën

Formado por três marcas de prestígio mundial, Peugeot, Citroën e DS, o Grupo comercializou 2,9 milhões de veículos no mundo em 2043, 42% dos quais fora da Europa.

Segundo maior fabricante europeu de automóveis, registou um volume de negócios de 54.100 milhões de euros em 2013. É líder europeu em matéria de redução de emissões de CO2, registando em 2012 uma média de 116,2 gramas de CO2/km. A PSA Peugeot Citroen está presente em 160 países. As suas actividades estendem-se, também, aos sectores de financiamento (Banco PSA Finance) e equipamentos do sector automóvel (Faurecia).


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *